Bombeiros de todo o Pará participam das Olimpíadas Operacionais 2024 da corporação
- 10/06/2024
- 0 Comentário(s)
Mais de 150 militares participaram dos três dias de disputas das Olimpíadas Operacionais do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) 2024. As provas realizadas foram “Bombeiro de Aço”, “Salvamento Aquático” e “Crossfire”, disputa de crossfit adaptado com militares, modalidade inédita na competição. A programação encerrou nesta sexta-feira, 7, com provas que representaram as atividades realizadas pelos bombeiros em sua rotina.
Para estimular a qualificação destes profissionais, todas as atividades das Olimpíadas exigem força, agilidade e fôlego e são realizadas com o uniforme completo usado pelos militares nas situações de incêndios e salvamentos.
CROSSFIRE - Nesta sexta-feira, 7, as ruas do Quartel do Comando Geral do CBMPA se transformaram em um circuito para a realização do ‘crossfire’, prova mista que envolve diversas habilidades dos militares, a partir do circuito de atividades: arraste de viatura; corrida com mangueira de cerca de 15 kg; agachamento; flexão de braço; burpee e transporte de vítimas.
HISTÓRICO - A 1ª Olimpíadas Profissionais Bombeiro Militar do CBMPA foi registrada no ano de 1985 e teve edições consecutivas até a sua 7ª edição, no ano de 1991. Na década de 90, os bombeiros do Pará ganharam visibilidade nacional e internacional indo a Brasília, em 1996 disputar o 2° IBERO-AMERICANO DE BOMBEIROS, galgando a 3ª colocação na prova de Salvamento em Altura, e em 1997, a prova do BOMBEIRO MAIS DURÃO DO BRASIL, onde a delegação do CBMPA sagrou-se vice-campeã.
No início dos anos 2000, o CBMPA realizou mais duas edições envolvendo os Grupamentos da capital e interior do Estado e no ano de 2017 foi realizado com os grupamentos apenas da capital no Estádio Olímpico do Mangueirão, na praia grande do Outeiro e nas dependências do CIABA, tendo como o atual campeão o 3° GBM. O atual comando resgata as Olimpíadas Operacionais do CBMPA proporcionando um evento entre os Comandos Regionais de Bombeiros contando assim com a participação de todos os Grupamentos do Estado.
Com informações da Agência Pará ¦ Foto: Alex Ribeiro / Ag. Pará