SELO DE QUALIDADE: Hospital Regional de Tucuruí recebe certificação de qualidade e segurança

  • 05/07/2024
  • 0 Comentário(s)

SELO DE QUALIDADE: Hospital Regional de Tucuruí recebe certificação de qualidade e segurança

O Hospital Regional de Tucuruí - HRT, que foi inaugurado pelo governador Jader Barbalho em 1993, completará 31 anos em 2024. E de presente receberá suas novas instalações em um majestoso e moderno prédio que o governador Helder Barbalho está construindo. Milhares de pessoas de toda a região nasceram na maternidade do hospital, um deles é Rogerio Cunha, um agricultor de 28 anos que mora na área rural de Novo Repartimento. Rogério expressa sua gratidão a todos os funcionários do Complexo Hospitalar de Tucuruí, tanto aqueles que já trabalharam quanto aqueles continuam trabalhando hoje.

O agricultor enfatizou que embora fosse um parto de risco quando chegou ao mundo, já existia o Regional para nos ajudar na época. “Foram momentos de muita tensão para meus pais porque achavam que eu não iria sobreviver e hoje estou vivo para comemorar esse reconhecimento nacional com o HRT, a Acreditação Nível 1”.
Desde o mês de maio de 2020, a Organização de Saúde Instituto Diretrizes, passou a realizar a gestão compartilhada do Complexo Hospitalar com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa). A conquista da primeira Acreditação Nível 1 concedida pela Organização Nacional de Acreditação foi o resultado de quatro anos de esforço contínuo.

No Complexo Hospitalar de Tucuruí, o Certificado de Acreditação ONA Nível 1 foi oficialmente entregue na manhã desta sexta-feira, 5. O evento, que ficará marcado na história do hospital, aconteceu no corredor principal da unidade, e foi presenciado por várias autoridades, incluindo o prefeito de Tucuruí Alexandre Siqueira e a deputada federal Andreia Siqueira além de servidores, colaboradores e prestadores de serviços.
O diretor-geral do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, Júnior Souto, apresentou um breve histórico dos 30 anos de atendimento do HRT e comentou sobre a desafiadora tarefa a ser cumprida: “A mais de um ano fui convidado pelo Instituto Diretrizes e a Sespa para dirigir o complexo, administrando com a qualidade focada no paciente e promovendo melhorias constantes em nosso dia a dia. Outro grande desafio enfrentado foi obter a certificação da ONA. Desde julho, convocamos o time e começamos a trabalhar, construindo a história. Hoje, comemoramos a eficácia de todos os setores e de todos que superaram os obstáculos e conquistaram o Nível 1 de Acreditação. Um grande orgulho para todos nós e vamos continuar melhorando diariamente principalmente na assistência e na segurança do paciente para obter o certificado ONA Nível 2 - Acreditado Pleno”, concluiu Júnior Souto.

Lucas Evangelista Urel, diretor regional do Instituto Diretrizes no Pará destacou que “É uma grande honra para mim realizar neste ato a entrega da Certificação Acreditação ONA Nível 1 à equipe do HRT e Unacon. Gratidão por contribuir para o sucesso do Complexo Regional de Tucuruí, onde atuei como diretor de enfermagem e posteriormente diretor-geral. Esse reconhecimento só foi possível graças ao esforço e à união de todos os servidores, colaboradores, prestadores de serviços e a equipe de direção, que, juntamente com o Instituto Diretrizes e a Sespa, conseguiram cumprir todos os requisitos para a obtenção da Acreditação ONA”.
No dia 24 de junho, uma comitiva composta pelos diretores dos hospitais certificados e membros da equipe regional do Instituto Diretrizes no Pará, realizou visita a secretária de Saúde. Na reunião, foram apresentadas as certificações recebidas em diferentes níveis pela ONA.

Segundo a secretária de Estado de Saúde Pública, a conquista demonstra que os hospitais certificados administram bem e fornecem serviços médicos de alta qualidade aos paraenses. "Parabenizo as gestões dos hospitais, do Instituto Diretrizes e principalmente dos profissionais de saúde que atendem diretamente aos usuários do SUS", destacou.
Existem em média 8.600 hospitais no Brasil, sendo apenas 400 Acreditados. Hoje, o HRT e a Unacon - Acreditado, está na elite destes hospitais, prestando cuidados, assistência e segurança aos pacientes com muita dedicação e afinco.
A deputada federal Andreia Siqueira, expressou sua gratidão a todos os funcionários do Complexo Hospitalar por seu trabalho bem-sucedido, especialmente ao diretor-geral Júnior Souto, que coordenou a tarefa árdua que resultou na conquista da Acreditação ONA Nível 1. Andreia Siqueira agradeceu o esforço do governador Helder Barbalho, que atendendo ao pedido do prefeito Alexandre Siqueira, está construindo o novo Hospital Regional na cidade. O prazo de conclusão do empreendimento é em 2025. “Parabenizo toda a equipe da direção do Instituto Diretrizes por sua excelência na gestão compartilhada com a Sespa no Complexo Hospitalar de Tucuruí e outras unidades administradas pelo Instituto Diretrizes no Pará”, destacou a parlamentar paraense.
O prefeito de Tucuruí, Alexandre Siqueira, elogiou os líderes da Organização de Saúde por sua excelente gestão hospitalar, não apenas no Pará, mas em todo o Brasil. “Tive a oportunidade de visitar alguns hospitais geridos pelo Instituto Diretrizes na cidade de Barueri, em São Paulo e fiquei maravilhado com a estrutura das unidades. Como resultado destas visitas, solicitei ao governador Helder Barbalho e fui atendido com a construção do novo hospital regional de Tucuruí. O sonho de décadas agora se torna realidade com um majestoso e moderno edifício sendo erguido e que se tornará o maior hospital do interior da Amazônia, com previsão para inauguração, antes do início da COP-30”, destacou.

O prefeito informou que o novo HRT terá capacidade para 270 leitos, beneficiando pacientes da cidade, da região e do estado. Ele lembrou que “no passado, o hospital regional já recebeu muitas críticas, no entanto, essas críticas não ocorreram mais graças ao esforço de todos os funcionários que se dedicam a atender à população e ao bom desempenho da equipe liderada por Júnior Souto, com o apoio do Instituto Diretrizes e da Sespa”, ressaltou o prefeito Alexandre Siqueira.
Destino do atual prédio do HRT – O prefeito Alexandre Siqueira solicitou ao governador Helder que o prédio do HRT localizado na Vila Permanente, seja transformado em sede de um projeto de autoria da deputada federal Andreia Siqueira. Este projeto consiste em trazer a unidade de atendimento do Hospital de Amor de Barretos para Tucuruí, tornando-se uma unidade pioneira na prevenção e tratamento de câncer na região norte do Brasil.
O Selo de Acreditação é resultado de um trabalho duro e colaborativo entre os profissionais do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí.
O hospital atende com os serviços de Pronto Atendimento disponíveis 24 horas por dia para casos de complexidade média e alta, serviços de internação e procedimentos cirúrgicos especializados, exames de imagens e laboratoriais, serviços ambulatoriais e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que oferece consultas, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia e cirurgias oncológicas aos usuários.
Texto: Wellington Hugles-ASCOM/HRT

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes