Adepará convoca agências agropecuárias da região Norte para discutir combate à Monilíase

  • 09/07/2024
  • 0 Comentário(s)

Adepará convoca agências agropecuárias da região Norte para discutir combate à Monilíase

As ações de combate à Monilíase, doença provocada por um fungo que ataca os frutos do cacau e do cupuaçu, foram o assunto principal de uma reunião on-line realizada nesta terça-feira, 09, com representantes das Agências de Defesa Agropecuária da região Norte e também do Estado da Bahia.

Convocada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), a reunião discutiu as ações que serão desenvolvidas para o combate à doença, que já está presente no Acre e no Amazonas e que pode impactar a atividade cacaueira, provocando prejuízos de até 100 por cento na produção.

Durante a reunião, os representantes de cada Agência de Defesa fizeram uma apresentação das ações que vêm realizando nos seus Estados e as necessidades que eles têm para fortalecer as atividades que já estão sendo executadas.

O diretor-geral da Adepará, Jamir Macedo, que preside o Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa) da região Norte, ressaltou como o Pará está preparado para atuar em caso de emergência fitossanitária e disse que convocou a reunião porque o Estado é o maior interessado em evitar o ingresso da praga no seu território.

“Nós somos o maior produtor de cacau do País, com amêndoas premiadas internacionalmente. Então, é importante nós fazermos essa convocação e iniciarmos essa discussão, que é necessária para prevenir a entrada desta praga no nosso território. E nós pontuamos várias demandas que devemos encaminhar para o Fonesa Nacional e para o Ministério da Agricultura, em Brasília. Com as demandas e as pautas elencadas na reunião, vamos demonstrar que os Estados estão unidos e fortes para que possamos controlar e coibir o ingresso da Monilíase no Pará e na região Norte”, enfatizou o diretor.

Na oportunidade, foi elaborado um documento que será encaminhado para a coordenação nacional do Fonesa com as solicitações dos Estados. De acordo com o gerente de Defesa Vegetal da Adepará, Rafael Haber, as discussões foram relevantes e demonstram uma preocupação de todos os entes com o avanço dessa praga. “Todos os Estados estão focando em ações, desenvolvendo muitos esforços, no sentido de ter o mínimo possível de impacto com a Monilíase”, frisou o gerente.

Ações da Adepará - As ações de defesa do território paraense contra a Monilíase que vem sendo executadas pela Adepará envolvem o cadastramento para mapeamento e reconhecimento das áreas de produção, através do georreferenciamento das propriedades e dos plantios; levantamento das rotas de risco tanto na área urbana quanto rural; levantamento de detecção da praga; educação fitossanitária e fiscalização do trânsito agropecuário de produtos vegetais. Para este ano, a meta da Agência é realizar mais de mil levantamentos fitossanitários em 41 municípios do Pará.

Fonte: Ag. Pará 


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes