Complexo Hospitalar de Tucuruí celebra o Dia Mundial da Segurança do Paciente com uma palestra destinada aos usuários e profissionais
- 19/09/2025
- 0 Comentário(s)

Para comemorar o Dia Mundial da Segurança do Paciente e destacar a importância da participação de todos no processo de cuidado, o Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NSP), em colaboração com o Setor de Humanização e com a Coordenação de Enfermagem e Neonatal do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, promoveu, na manhã de sexta-feira, 19 de setembro, um evento no corredor principal da unidade hospitalar. O ambiente foi transformado em um verdadeiro espaço de aprendizado, conscientização e celebração, envolvendo colaboradores, pacientes e acompanhantes em uma troca de informações, conhecimentos e experiências sobre as “Metas Internacionais de Segurança do Paciente”.
Em 2025, o Dia Mundial da Segurança do Paciente teve como tema “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança” e como lema “Segurança do paciente desde o início”, que nortearam todas as ações. O objetivo foi claro: destacar a vulnerabilidade dos pequenos pacientes e reafirmar o compromisso de toda a equipe em oferecer um atendimento cada vez mais seguro e humanizado.
A data ressalta a importância de proteger os pacientes contra incidentes preveníveis durante o atendimento, sobretudo os mais vulneráveis, como bebês e crianças. No Hospital Regional de Tucuruí (HRT), maior hospital público da região do Lago de Tucuruí, a segurança do paciente é prioridade e está integrada à rotina de atendimento em todas as áreas.
A enfermeira Ana Keila Alencar, responsável pela unidade neonatal do HRT, abordou em sua palestra o tema central da ação: “Cuidado seguro para cada recém-nascido e cada criança”. “Nosso público-alvo incluiu colaboradores, pacientes e acompanhantes, enfatizando que a segurança do paciente é uma responsabilidade coletiva de todos os que participam do processo de cuidado à saúde”, destacou a coordenadora.
De acordo com Andressa Joane, do Setor de Qualidade e Segurança do Paciente, o hospital tem redobrado a atenção aos pacientes pediátricos, em sintonia com o tema da campanha mundial deste ano: “Juntos, promovendo um cuidado seguro desde o início da jornada da vida”.
A paciente Dolores Bento de Carvalho, 43 anos, residente em Pacajá, acompanhou com atenção a programação. “É fundamental que estejamos cientes de todas as metas da nossa segurança, pois, dessa forma, podemos juntos — profissionais e usuários — garantir os cuidados durante a internação”, afirmou.
O diretor-geral do HRT e da Unacon, Junior Souto, ressaltou que a segurança do paciente é um pilar essencial para a oferta de cuidados de saúde de alta qualidade. “Essa ação foi fundamental para fomentar uma cultura de segurança, em que a prevenção, o cuidado e a melhoria constante dos processos são prioridades. Com o envolvimento de profissionais, pacientes e acompanhantes, contribuímos para um ambiente mais seguro e eficaz”, finalizou.
Texto: Wellington Hugles – ASCOM/HRT/UNACON
Foto: Divulgação
#Compartilhe