Campanha Outubro Rosa no Hospital Regional de Tucuruí é encerrada com programação especial
- 29/10/2025
- 0 Comentário(s)
O Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí (HRT) e Unacon, unidade do Governo do Pará localizado em Tucuruí, promoveu, na manhã desta quarta-feira (29), uma atividade voltada para a saúde da mulher. Durante o evento, o coral da equipe da Unacon se apresentou. Foram disponibilizados diversos serviços, tais como: aula laboral, tipagem sanguínea, teste de glicemia, aferição de sinais vitais, serviços de manicure e design de sobrancelhas, corte de cabelo feminino, palestra, exames de mamografia e Papanicolau, e, por fim, a entrega dos certificados “Amigo da Unacon”.

O Dia “D” foi uma das atividades da Campanha Outubro Rosa promovida pelo Governo do Pará em 18 municípios. A programação do HRT e da Unacon começou em 1º de outubro, com palestras voltadas a funcionários e usuários, além da oferta gratuita de exames de mamografia para colaboradoras, totalizando 96 atendimentos. A Campanha Outubro Rosa chega ao fim no dia 31, dando lugar à Campanha Novembro Azul.

No Complexo Hospitalar HRT, várias tendas foram instaladas neste Dia “D” em frente à Unacon, que estava decorada em homenagem ao Outubro Rosa. Nesse local ocorreram diversas atividades e uma variedade de serviços foram oferecidos. O médico Leandro Araújo ministrou palestra aos presentes sobre a prevenção do câncer de mama e os benefícios do autoexame.

Durante o Dia “D”, a equipe do hospital conseguiu atender 76 mulheres que, sem agendamento prévio, compareceram ao evento e foram muito bem acolhidas, tendo a oportunidade de realizar o exame de mamografia de acordo com a campanha estadual do Outubro Rosa. Além disso, foram ofertados, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, exames de PCCU, contemplando a todas as mulheres que prestigiaram o evento.
O diretor-geral do Complexo Hospitalar, Júnior Souto, celebrou o êxito da programação:
“Foi um momento de conscientização das mulheres sobre a importância do cuidado, do autoexame e da realização de exames que permitem o diagnóstico precoce do câncer de mama. A Unacon acolhe todas as mulheres que recebem atendimento na atenção básica e, após a identificação de alguma alteração, são encaminhadas para cá. Aqui, elas passam por todos os procedimentos necessários, desde a biópsia para diagnóstico até o tratamento completo. É importante ressaltar que a Unacon está realizando tratamento em 1.208 mulheres com câncer de mama; por isso, é vital a realização do autoexame. Ações como o Dia ‘D’ possibilitam, por meio dos exames ofertados, a identificação precoce da doença. Agradecemos ao Governo do Estado, à Sespa e a todos os parceiros que tornaram possível o sucesso do Dia ‘D’ do Outubro Rosa no Complexo Hospitalar de Tucuruí. Graças a essas parcerias, pudemos oferecer às mulheres uma programação variada e diversos serviços aos nossos colaboradores, pacientes e acompanhantes, além das visitantes que prestigiaram a ação.
É importante destacar a colaboração da Prefeitura de Tucuruí, por meio do prefeito Alexandre Siqueira, e da deputada federal Andreia Siqueira, que, de maneira incansável, estão em busca de diversos benefícios para a modernização do Complexo Hospitalar de Tucuruí, permitindo que possamos oferecer um atendimento de qualidade e humanizado aos nossos usuários.”
Júlio Pinheiro, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Tucuruí, destacou:
“Ações como o Dia ‘D’ do Outubro Rosa são pensadas especialmente para que as mulheres possam buscar atendimento para o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de orientações. São ações como estas que reforçam o Sistema Único de Saúde (SUS), e a presença do controle social nesses eventos é fundamental para que possamos acompanhar os serviços desenvolvidos pelo Governo do Pará em nossa região.”
A paciente Raiza Pantoja, promotora de eventos, contou que foi diagnosticada de forma precoce, em 2024, com câncer de mama triplo negativo:
“Iniciei com toda atenção e acolhimento meu tratamento de câncer. Já passei por quimioterapia, realizei cirurgia e atualmente estou em tratamento de quimioterapia oral; mais à frente, passarei por radioterapia. Na Unacon, realizamos o tratamento sem precisar abrir mão do trabalho, dos estudos ou do convívio familiar. A Unacon é de suma importância para nossa cidade e região, combatendo um dos males que mais afeta as mulheres; por isso, ações como essa são imprescindíveis, além do incentivo ao autoexame.”
“É muito gratificante poder participar de eventos como este, especialmente após todo o processo que enfrentei - e que algumas colegas ainda estão vivenciando. É um momento em que podemos nos sentir mais bonitas e nos admirar mais. Por causa das experiências que temos, mesmo que não queiramos, nos sentimos fragilizadas. Portanto, viver um dia de beleza é realmente algo especial. Eu sempre busco dialogar com as meninas que estão iniciando esse processo e lhes digo que devem ser pacientes, pois isso é temporário. É imprescindível ter vontade de viver”, completou Raiza.
Francisca Evelyn Alencar, dona de casa e moradora da zona rural, acompanhante de um paciente em tratamento, participou ativamente da ação. “Gostei muito desse Dia ‘D’. Fiz corte de cabelo, maquiagem e ganhei brinde. Meu marido está em tratamento de câncer e está sendo curado, e hoje foi uma bênção participar de toda essa festança”, contou.
A ambulante Valéria Dias Farias, de 41 anos, moradora da cidade de Breu Branco, realizou a sua mamografia e elogiou a ação do hospital:
“Assim que soube que o governo iria realizar essa ação aqui em Tucuruí, corri até a Policlínica, onde fui informada sobre a entrega de um quantitativo de exames, mas não consegui vaga. Então, lembrei da Unacon e vim para cá. Aqui fui recebida com muita atenção e logo atendida, garantindo minha vaga, porque acho isso muito importante para prevenir o câncer. Todos merecem louvores pela iniciativa - parabéns ao governador”, elogiou.
A enfermeira do trabalho Raissa Cristina Lima de Moraes foi a responsável pela realização dos exames. Ela ressaltou a importância do Dia “D” e mencionou que a campanha Outubro Rosa também se dedica à prevenção do câncer do colo do útero, além do câncer de mama. “No decorrer do mês atendemos um total de 96 colaboradoras e somente hoje realizamos exames em 76 mulheres que vieram em busca de diagnóstico durante a programação. Hoje estamos reforçando aqui no Hospital de Tucuruí que a prevenção é sempre o melhor caminho — ela salva vidas. Com a mamografia, é possível identificar o câncer em estágios iniciais, quando as probabilidades de cura são maiores. Prevenir é um ato de amor e coragem”, afirmou a enfermeira.
Texto: Wellington Hugles – ASCOM/HRT
Foto: Divulgação
#Compartilhe









