​Novembro Roxo: Hospital Regional de Tucuruí destaca a importância da prevenção e do cuidado com a prematuridade

  • 27/11/2025
  • 0 Comentário(s)

​Novembro Roxo: Hospital Regional de Tucuruí destaca a importância da prevenção e do cuidado com a prematuridade

Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre a prematuridade, principal causa de morte infantil no mundo. O Complexo Hospital Regional de Tucuruí – HRT e Unacon, referência na região pelo atendimento a gestantes de alto risco e cuidados neonatais, está promovendo uma série de atividades dentro da campanha Novembro Roxo, voltadas para profissionais, pacientes, famílias e comunidade. Um dos principais eventos é o Dia D, realizado na manhã desta quinta-feira (27), que incluiu rodas de conversa sobre prematuridade nos setores de Ginecologia e Obstetrícia (G.O.), UTI e UCI Neonatal Canguru.

O tema global da campanha este ano é: “Assegurar que os prematuros tenham começos saudáveis para futuros brilhantes.” A mensagem reforça a necessidade de garantir aos bebês prematuros um atendimento especializado, humanizado e contínuo, desde as primeiras horas após o nascimento até o acompanhamento nos primeiros anos de vida.
A enfermeira Antonete Almeida, especialista em UTI Pediátrica e Neonatal, destaca que a maioria dos partos prematuros pode ser prevenida com um pré-natal adequado e acompanhamento contínuo da gestação.
“O Novembro Roxo tem como objetivo conscientizar sobre a importância da prevenção para um parto seguro. Durante a roda de conversa, as mães foram esclarecidas sobre todos os fatores que podem levar a um parto prematuro, bem como sobre a relevância de aumentar a conscientização acerca da prematuridade. É essencial transmitir esse conhecimento às mães, uma vez que, no Brasil, uma em cada dez crianças nasce prematura.”
Segundo a profissional, a prematuridade pode ser causada por diversos fatores, muitos deles ligados a condições que podem ser identificadas precocemente. Um bom pré-natal detecta riscos, oferece suporte à gestante e permite a implementação de medidas preventivas. “Ter uma alimentação adequada, adotar hábitos saudáveis e controlar condições como hipertensão e diabetes gestacional faz toda a diferença”, explica Antonete.
A prematuridade é a principal causa de mortes em crianças com menos de cinco anos. São considerados prematuros os bebês que nascem antes de 37 semanas de gestação. No HRT, todos os recém-nascidos prematuros recebem acompanhamento de uma equipe multiprofissional altamente qualificada, que garante um atendimento cuidadoso e de alta qualidade, favorecendo o crescimento e o desenvolvimento cognitivo até que estejam prontos para voltar para casa. A enfermeira ressalta que “o atendimento ambulatorial continua mesmo depois que o bebê deixa o hospital”.
Leidiane Oliveira, mãe de um bebê prematuro hospitalizado há 48 dias, participou da roda de conversa e relatou ter aprendido muito com as orientações das profissionais.
“Foi extremamente valioso e proveitoso compartilhar todo esse conhecimento conosco. Se tivéssemos recebido essas informações anteriormente, poderíamos ter nos prevenido contra possíveis complicações durante a gestação.”
Emocionada, ela agradeceu:
“Quero agradecer a todos os profissionais do Hospital Regional de Tucuruí, que são verdadeiros anjos de branco, dedicando-se ao atendimento e ao cuidado de nossos recém-nascidos com muito amor e carinho. Isso é uma bênção.”
A coordenadora de enfermagem Ana Keila enfatizou os desafios enfrentados pelos recém-nascidos e elogiou o comprometimento da equipe que acompanha diariamente mães e bebês. A enfermeira Arielly Silva compartilhou aspectos da rotina e dos cuidados na unidade neonatal, enquanto a fisioterapeuta Jhessica Carvalho ressaltou a importância da assistência qualificada e contínua para os prematuros.
Um dos momentos mais emocionantes ocorreu quando 15 quadros foram entregues às mães, cada um com a imagem de seus bebês prematuros representados como super-heróis. O gesto simboliza a coragem desses pequenos pacientes e evidencia o compromisso da equipe com a humanização do atendimento, oferecendo carinho, acolhimento e atenção integral às famílias.
Texto: Wellington Hugles – ASCOM/HRT
Foto: Divulgação

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes