​Saúde mental urgente: HRT e Unacon lançam campanha Janeiro Branco 2026

  • 08/01/2026
  • 0 Comentário(s)

​Saúde mental urgente: HRT e Unacon lançam campanha Janeiro Branco 2026
O Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí - HRT e a Unacon iniciaram as atividades da campanha Janeiro Branco 2026, considerada a maior mobilização do mundo para a conscientização sobre a saúde mental. Com o tema “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”, a campanha destaca a necessidade de tornar o cuidado com a saúde mental algo habitual, coletivo e duradouro, com a participação de pacientes, familiares e profissionais da instituição.

Na manhã desta quinta-feira (7), na Unacon, as equipes de Assistência Social e Humanização conduziram uma palestra interativa com os presentes. Elas abordaram a campanha Janeiro Branco, que visa proporcionar um acolhimento mais humanizado, promover o bem-estar emocional e criar ambientes mais saudáveis, tanto no hospital quanto fora dele. A assistente social Angélica Rocha afirma que o Janeiro Branco nos convida a refletir sobre novos inícios e a cultivar relações mais genuínas, autênticas, sustentáveis e saudáveis. “Compreender a saúde mental como um componente do cuidado integral é reconhecer que ela não se limita apenas ao tratamento de doenças, mas à construção de ambientes mais humanos, seguros e acolhedores, nos quais tanto pacientes quanto profissionais se sintam ouvidos e respeitados”, ressalta.


No que se refere à assistência, a campanha destaca a relevância do apoio emocional tanto para os pacientes quanto para seus familiares. De acordo com Edigleuma Barroso, do setor de Humanização, “cuidar da saúde mental é um gesto de amor, acolhimento e respeito”. Quando desenvolvemos atividades educativas com nossos pacientes, seus acompanhantes e nossos colaboradores, percebemos que cada um traz consigo uma história, medos e expectativas. “Ao nos referirmos a um cuidado que abarca todas as dimensões, estamos também nos referindo ao acolhimento dessas questões emocionais, que são fundamentais para o processo de recuperação”, explica.

Na esfera organizacional, o foco está em cuidar de quem cuida. O diretor-geral do Complexo Hospitalar, Junior Souto, aponta que os profissionais de saúde estão entre os mais suscetíveis ao estresse, à ansiedade e ao esgotamento emocional. “A campanha Janeiro Branco nos convida a transformar a cultura organizacional. No HRT e na Unacon, todos os nossos funcionários têm acesso a apoio psicológico; realizamos rodas de conversa e nos esforçamos para acabar com o estigma que cerca a procura por ajuda. Cuidar da saúde mental no trabalho é promover dignidade, qualidade de vida e melhores resultados assistenciais”, assegura.

Durante o mês de janeiro, o HRT e a Unacon promoverão campanhas internas e distribuirão materiais informativos a pacientes e acompanhantes. Os colaboradores, a equipe multiprofissional e os pacientes, assim como seus acompanhantes, puderam desfrutar de momentos de diversão e interação durante o evento realizado na Unacon, participando de brincadeiras com balões. Os balões serviram como um convite à introspecção sobre hábitos, relacionamentos e o que realmente importa ao longo do ano de 2026. Além disso, foram distribuídos materiais informativos acompanhados de uma mensagem de reflexão e alguns docinhos, com o propósito de adoçar o dia dos pacientes. “Cuidar da mente é fortalecer indivíduos, grupos e toda a comunidade”, conclui a assistente social Amanda Lima.

Saulo de Oliveira, paciente oncológico de 61 anos, morador de Xinguara — cidade localizada a 493 quilômetros de Tucuruí —, participou ativamente da campanha da Unacon e destacou: “Campanhas como a do Janeiro Branco são fundamentais para ampliar a conscientização e romper barreiras relacionadas aos problemas de saúde mental. Mesmo nos dias atuais, apesar de todos os incentivos e avanços, ainda existe um tabu significativo em torno do tema, que acaba sendo pouco discutido. Problemas profundos permanecem presentes na realidade de quem enfrenta desafios relacionados à saúde mental”, salientou.

Texto: Wellington Hugles – ASCOM/HRT
Foto: Divulgação

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes