​O primeiro “Sino da Esperança” tocado em 2026 na Unacon, em Tucuruí, ecoou muito mais do que um som

  • 09/01/2026
  • 0 Comentário(s)

​O primeiro “Sino da Esperança” tocado em 2026 na Unacon, em Tucuruí, ecoou muito mais do que um som

O “Sino da Esperança” tocou pela primeira vez em 2026, nesta sexta-feira (9), na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Regional de Tucuruí (HRT), em Tucuruí. O morador de Breu Branco, Paulo Ferreira dos Santos, de 69 anos, foi o primeiro paciente a concluir o tratamento oncológico neste ano.

O sino marca um momento importante de cura e simboliza vida, resiliência e a crença de que cada esforço valeu a pena. O gesto representa superação e triunfo, sinalizando o encerramento de um ciclo desafiador para pacientes que enfrentaram o câncer.
Paulo lutava contra um câncer de próstata, diagnosticado em 2019. Foram sete anos de batalha contra a doença, vencida com coragem e perseverança. “A batalha foi longa, mas recebi o apoio e o carinho de toda a equipe da Unacon”, relatou. Cada toque do sino carrega lágrimas superadas, medos enfrentados e uma fé que se manteve firme mesmo nos momentos mais desafiadores.
O momento contou com a presença de profissionais da Unacon, que celebraram a grande vitória ao lado do paciente. Enquanto o som do sino ecoava pelo saguão de recepção da unidade, lágrimas de emoção escorriam no rosto daqueles que aguardavam ansiosamente para celebrar a conquista.

“Um dia após receber a notícia do câncer, fui encaminhado para a Unacon. Minha única obrigação hoje é agradecer a todos, desde os colaboradores da portaria até os médicos. Aqui fiz amigos que levarei para sempre e pude experimentar, na prática, o que é dar e receber amor e cuidado. Quando o sino toca, a esperança responde. É nesse momento que você crê na cura. Escute e sinta o Sino da Superação te transformando e te enchendo de esperança para uma vida longa e feliz junto aos familiares”, afirmou Paulo.

O diretor-geral do Complexo Hospitalar Regional de Tucuruí, Junior Souto, destacou que o trabalho da equipe é fundamental para os bons resultados alcançados pelos pacientes, dentro da estratégia da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa) de oferecer serviços de média e alta complexidade nos municípios polos. “A Unacon foi idealizada para proporcionar suporte avançado à saúde dos pacientes oncológicos da região, enquanto o HRT atua como retaguarda no tratamento, facilitando o acesso a serviços que antes estavam disponíveis apenas na capital. Esperamos que a conquista do paciente Paulo Santos seja apenas o começo de muitos outros casos de sucesso”, ressaltou.
A coordenadora de enfermagem da Unacon, Samara Nunes, também compartilhou o sentimento da equipe. “Em nossa prática diária, imersos na rotina dos pacientes, nos deixamos levar pela emoção e, muitas vezes, sentimos uma profunda tristeza por não conseguirmos oferecer ainda mais ajuda. Mas estamos com eles de perto, acompanhando suas jornadas e desafios, e juntos proporcionamos o apoio necessário para superá-los. É uma alegria dividir esses momentos e celebrar cada vitória lado a lado”, concluiu.
Texto: Wellington Hugles – ASCOM/HRT
Foto: Divulgação

#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes